Ir direto para menu de acessibilidade.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em uma iniciativa pioneira, propôs em 1995 a assinatura de um Convênio entre a UFLA e o Conselho Nacional do Café (CNC), criando assim o NECAF – Núcleo de Estudos em Cafeicultura no Departamento de Agricultura da Universidade, compondo hoje a Agência de Inovação do Café (INOVACAFÉ).

O Núcleo de Estudos em Cafeicultura tem como objetivo proporcionar aos seus membros um maior conhecimento teórico e prático sobre o tema, através da realização de reuniões semanais e atividades extras como, cursos, treinamentos, palestras, prestação e consultorias, organização de eventos, dias de campo e projetos de extensão.

Contamos com um novo projeto de extensão, NECAF em Campo, que visa difundir tecnologias ao produtor, os auxiliando nas mais diversas atividades cafeeiras como, análise solo e recomendação, análise foliar, manejo integrado de pragas e doenças.

O NECAF possui sede na Agência de Inovação do Café (INOVACAFÉ), coincidindo felizmente com o centro geográfico da cafeicultura brasileira. Desta forma, está inserido na região de maior expressão da cultura no País, o sul de Minas Gerais.

Atualmente o Núcleo de Estudos em Cafeicultura da UFLA conta com a participação de professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação (na sua maioria bolsistas de Iniciação Científica) que realizam trabalhos de pesquisa em parceria com a EPAMIG e empresas privadas, nas áreas de genética, melhoramento e biotecnologia do cafeeiro, solos e nutrição mineral, manejo da lavoura cafeeira, manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro, controle de nematóides e cafeicultura irrigada.

Além dos trabalhos de ensino e pesquisa (publicações em congressos e simpósios) o NECAF realiza outras atividades de extrema importância, tais com a participação na EXPOCAFÉ em Três Pontas, a organização do Encontro Sul Mineiro de Cafeicultores, que se encontra na sua 17º Edição. Sendo assim o NECAF visa ser difusor de tecnologia, estreitando o laço existente entre a Universidade e o produtor rural, através do compartilhamento de informações geradoras de conhecimento.

Telefone: (035) 3829 - 1311