Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

OPORTUNIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Escrito por Flavinha Reis de Souza | Publicado: Sexta, 17 Abril 2020 16:36

O quadro de docentes da Universidade Federal de Lavras que atuam no curso de graduação da Agronomia, conta, atualmente, com mais de 160 professores doutores com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à área de ciências agrárias. Como exemplo, pode-se mencionar o número de projetos de pesquisa acadêmica desenvolvidos por professores do curso, em 2014, que tiveram aprovação dos órgãos colegiados institucionais que foram de 376, ou seja, uma média de 2,35 projetos/professor. Essa estimativa reflete na quantidade de alunos do curso que contaram com bolsa de iniciação científica, neste ano e, que receberam remuneração de órgãos públicos ou privados de fomento à pesquisa ou da própria instituição de ensino, que totalizou uma porcentagem de 38,39% do total dos alunos.

Além do ensino de graduação, a UFLA oferece cursos de pós-graduação Latu senso e Stricto senso na área de ciências agrárias que são: Administração; Agroquímica; Biotecnologia Vegetal; Botânica Aplicada; Ciência do Solo; Ciência dos Alimentos; Ciência e Tecnologia da Madeira; Ecologia Aplicada; Engenharia Agrícola; Engenharia de Biomateriais; Engenharia Florestal; Entomologia; Estatística e Experimentação Agropecuária; Fisiologia Vegetal; Fitopatologia; Fitotecnia; Genética e Melhoramento de Plantas; Microbiologia Agrícola; Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares; Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas; Zootecnia.

Em relação às atividades de extensão, o curso de Agronomia, conta com a Empresa Terra Jr Projetos & Consultoria, que atua no mercado de consultoria e elaboração de projetos agropecuários além da busca pela complementação acadêmica com a realização de cursos, palestras e encontros destinados aos alunos e profissionais da região. O Programa Educação Tutorial (PET), também está presente no curso de Agronomia da UFLA, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Além da Empresa Júnior e PET, o curso de Agronomia conta com 11 Núcleos de Estudos, sendo eles: Núcleo de Estudos em Agricultura Orgânica; Núcleo de Estudos em Cafeicultura; Núcleo de Estudos em Fruticultura; Núcleo de Estudos em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares; Núcleo de Estudos em Olericultura; Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura; Núcleo de Estudos sobre Sistemas de Plantio Direto; Núcleo de Estudos em Soja e Feijão; Núcleo de Estudos em Arroz e Cereais de Inverno; Núcleo de Estudos em Cana de Açúcar; Núcleo de Estudos em Milho e Sorgo; Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos Vegetais, Gorduras; Biocombustíveis Núcleo de Estudos em Sementes; Núcleo de Estudos em Cultura de Tecidos e Núcleo de Estudos em Produtos Naturais.

Os Núcleos de Estudos, Terra Jr e PET em parceira com outros grupos dentro da Universidade, visam a oferecer cursos em diversas áreas, com a participação de professores, alunos e a comunidade em geral. Também são realizadas vários eventos, destacando a EXPOCAFÉ, Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, Simpósio de Forragicultura e Pastagens, Simpósio de Milho e Soja, Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento Genético, além de diversos ciclos de palestras com temas específicos.