Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Matriz Curricular

Escrito por Flavinha Reis de Souza | Publicado: Sexta, 17 Abril 2020 16:33

(Este link abre uma nova aba)

Matriz curricular do Curso de Graduação em Agronomia da UFLA

O currículo do Curso de Graduação em Agronomia da UFLA é constituído por atividades acadêmicas obrigatórias e eletivas. As atividades acadêmicas obrigatórias perfazem 80% da carga horária total (inclui 56 disciplinas), em que são concentrados os conteúdos básicos compostos de matérias que fornecem ao estudante o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. Fazem parte das atividades acadêmicas obrigatórias também os conteúdos profissionais essenciais, compostos de matérias destinadas à caracterização da identidade profissional.

As atividades acadêmicas eletivas perfazem 15% da carga horária total e é a parte flexibilizada do currículo. São matérias de conteúdos profissionais específicos, que visam a contribuir para o aperfeiçoamento profissional do egresso. Atualmente, o curso de Agronomia da UFLA, oferece 158 disciplinas eletivas. Dessas, 42 são ofertadas pelo Departamento de Agricultura.

A grade curricular do curso contempla a realização de um estágio supervisionado, uma atividade acadêmica que visa a proporcionar ao estudante a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, possibilitando-lhe o exercício de atitudes em situações vivenciadas e a aquisição de uma visão crítica de sua área de atuação profissional. A atividade tem como duração 408 horas práticas.

Além da realização do estágio supervisionado, a grade curricular do curso de Agronomia, apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC possui o intuito de preparar o estudante para planejar, programar e elaborar uma monografia que documenta o desenvolvimento de um trabalho científico ou técnico referente a um estágio nacional ou internacional, despertando no estudante o espírito criativo, científico e crítico, capacitando-o para o estudo de problemas e proposição de soluções.

Outras atividades a serem escolhidas no ambiente universitário com equivalência de aproximadamente 1% da carga horária total devem complementar a formação do estudante. O curso pode ser integralizado no mínimo em 4 anos e, máximo de 15 períodos letivos.

 

Matriz curricular